Vinícola Jolimont, vale a pena a visita e degustação?
A serra gaúcha é uma região que agrada os admiradores de vinhos, visto que há muitos produtores por aqui. A primeira vinícola da região das hortênsias é a Vinícola Jolimont que existe desde 1948.
Além das lojas físicas, eles também oferecem um passeio de enoturismo que proporciona conhecer o dia a dia de uma Vitivinícola. Portanto, se a dúvida é saber se vale a pena o passeio, nessa postagem vamos te dizer.
História da Vinícola Jolimont
A Jolimont foi uma das pioneiras na produção de vinhos finos e artesanais do Estado. O fundador foi o francês Jacques Brière, que escolheu o nome com significado de “Belo Monte”.
Atualmente o proprietário é um advogado e contador, Marçal Duarte Velho que além disso também é um apaixonado pelo mundo dos vinhos.
Um diferencial é que a Jolimont possui uma exposição geográfica privilegiada.
Desde o nascente do sol, com incidência de raios solares nas primeiras horas da manhã, até o pôr-do-sol, favorecendo a maturação homogênea das uvas.
Qual a diferença entre vinícola e vitivinícola?
Apesar de nomes parecidos, possuem significados diferentes. Em suma, a Vinícola é o lugar onde se produz o vinho. Já a Vitivinícola precisa que toda a sua produção seja de uvas próprias, ou seja não comprar a matéria prima de terceiros.
A Jolimont é uma Vitivinocola com 27 hectares de cultivação própria.
O local possui 830 metros de altitude aliados à condições climáticas, à topografia montanhosa e ao excelente estado do solo, que permitem a maturação perfeita dos frutos.
Quanto tempo dura a visita a vinícola Jolimont?
A visitação tem duração de aproximadamente 1 hora. Entretanto, sugerimos reservar mais uma hora para caminhar entre as parreiras, observar o lindo mirante que há no local e tirar algumas fotos.
Ao chegar, ainda pode demorar alguns minutos até começar a visitação guiada. Serão apresentados detalhes sobre a produção dos vinhos, cultura e tradição histórica dessa atividade.
Onde fica a vinícola Jolimont?
A Vitivinícola Jolimont fica localizada na cidade de Canela, aproximadamente 14km de Gramado (cerca de 22 minutos de carro).
É possível realizar o transporte de Uber, mas não recomendamos. Isto porque o retorno pode ser bem difícil, já que é bem provável que o aplicativo não encontre carros próximos da região, por ser mais afastado do centro da cidade.
Deste modo, uma sugestão é comprar pacotes que já oferecem o transporte de ida e volta até a vinícola.
Endereço: Estrada Morro Calçado, 1420 – Morro Calçado, Canela – RS, 95680-000.
Qual horário de funcionamento?
Aberta todos os dias, das 09h00 às 16h45.
Qualquer dúvida, também é possível esclarecer através do telefone da Vinícola Jolimont (54) 3227-6600.
Vinícola Jolimont ingresso e cupom de desconto
O ingresso pode ser adquirido diretamente na bilheteria ou no site oficial.
Utilizando nosso cupom AVENTURANDO no site oficial você recebe um desconto.
Logo, não precisa se preocupar em dirigir de volta para o hotel, olha a lei seca aí!
Vinícolas e passeios na Serra Gaúcha
A cidade de Bento Gonçalves, que fica localizada à 109 km de Gramado (aproximadamente 2h) é conhecida como a terra do vinho e da massa.
Lá, você encontra outras vinícolas como a Miolo, a Aurora, a Casa Valduga, a Salton, a Chandon, entre muitas outras conhecidas aqui na região.
O passeio de Maria Fumaça também é muito buscado pelos turistas, devido sua imersão na cultura italiana que garante muita diversão.
Nós já escrevemos sobre eles aqui no site, vale a pena dar uma conferida.
No trajeto indicamos passar pelo Caminhos de Pedra, uma rota rural de cerca de 12 km, original da época da imigração.
São mais de 20 locais a serem visitados dentre restaurantes variados, prédios históricos e atrações para todas as idades.
Além disso, se quiser aproveitar a região, provavelmente também irá gostar de outros passeios como o parque Skyglass em Canela e Mini Mundo.
As pessoas também procuram: